terça-feira, 27 de novembro de 2007

RESPEITO precisa-se

Aos nossos alunos,

É com alguma tristeza e decepção que uso este cantinho da Zefa para tentar fazer passar uma mensagem que há muito devia fazer parte das atitudes de todos.

Há cerca de um ano, a nossa biblioteca sofreu obras e reabriu num espaço mais agradável, mais amplo e melhor equipado. Para que isso acontecesse, uma equipa de professores tem estado a trabalhar em projectos, candidaturas, regulamentos e actividades que submeteu à apreciação de entidades superiores (Rede das Bibliotecas Escolares; Plano Nacional de Leitura; Fundação Calouste Gulbenkian; Ministério da Educação e Câmara Municipal de Óbidos). Com muito esforço da parte de todos, conseguimos aprovar todos os projectos, o que se traduziu na aquisição de livros, material multimédia e computadores. Contudo, para que possamos continuar a melhorar este espaço, temos de provar que estamos a cumprir aquilo a que nos proposemos e temos de nos reger pelas regras impostas por essas entidades.

Lamentavelmente, alguns dos nossos alunos não reconhecem a biblioteca escolar como um espaço de trabalho, de leitura, de partilha e de estudo. Entendem-no, erradamente, como a sala de convívio que não têm.
Diariamente, sou confrontada com a falta de respeito para com os professores, os funcionários, os alunos e o espaço: as orientações dadas por professores ou funcionários que não são cumpridas; a linguagem imprópria; o manuseamento incorrecto dos materiais e equipamentos; as correrias constantes, etc.

Meus amigos, é assim que se comportam em casa? É assim que se dirigem aos vossos pais ou a pessoas mais velhas? É assim que se relacionam com os outros?

Se não mudarem as vossas atitudes e o vosso comportamento, rapidamente a biblioteca se deteriorará: o mobiliário, os livros, o eqipamento informático.
Tudo o que hoje têm ao vosso dispor (e que é muito, comparativamente com outras escolas) deixará de o estar. E depois?

Pensem nisto.

P.S. Os alunos que usam este espaço correctamente e que o reconhecem como imprescindível para a sua prática lectiva também têm responsabilidades: não podem permitir que uma minoria destrua o que tantos, com tanto esforço, construiram. Chamem à atenção, dêem o exemplo.
Diz-se que «A indisciplina é como a mancha do azeite. Alastra.» Vamos inverter esta tendência e "alastrar" a disciplina e o respeito.



A coordenadora da BE/CRE: Celeste Afonso

Sem comentários: